TEMA: As Fases da Vida e a Reprodução Humana
PÚBLICO ALVO: 5º ano
PÚBLICO ASSISTIDO: 38 alunos
DISCIPLINAS: Língua portuguesa e Ciências
PERÍODO: 5 horas aula
EDUCADORES: Alixandrina Rodrigues da Fonseca Neta
Antonia Janaína Nobre de Albuquerque Ramos
Maria de Lourdes Nobre de Albuquerque Neta
JUSTIFICATIVA
O tema ora proposto surgiu da necessidade de explorar com os alunos as fases da vida e a reprodução humana, uma vez que a turma em sua maioria é formada de pré-adolescentes, os quais se encontram em fase de curiosidades e descobertas. Neste momento propomos diálogos e reflexão acerca do conteúdo proposto, possibilitando assim, saber integrado entre professor e aluno.
OBJETIVOS:
Ø Valorizar a vida humana em todos os seus aspectos;
Ø Compreender que cada fase da vida precisa ser respeitada;
Ø Discutir os índices de gravidez precoce na adolescência, suas causas, conseqüências e como evitá-la;
Ø Descobrir ferramentas tecnológicas oferecidas através do computador.
RECURSOS NECESSÁRIOS
- Produção textual;
- Pesquisa;
- Utilização do laboratório de informática;
- Acesso a internet;
- Uso de vídeo
ETAPAS DO PROCESSO
A abordagem do tema em sala de aula foi realizada através de metodologias diversificadas como atividades escritas, discussões, vídeos e ilustrações, possibilitando ao aluno perceber as diversas mudanças das fases da vida e as transformações que ocorrem no corpo das meninas e dos meninos com a produção de hormônios. Através de debates discutiu-se valores que orientam a vida das pessoas, a gestação e o desenvolvimento do feto, enfocando a importância de respeitar cada fase da vida e evitar a gravidez precoce na adolescência. No laboratório de informática os alunos tiveram a oportunidade de fazer a postagem em um blog de comentários referentes ao tema em estudo. A atividade foi realizada de forma individual e sempre que necessário houve a cooperação entre os alunos respeitando a vez de cada um, visto que a sala era bastante numerosa. O conteúdo abordado contribuiu de forma significativa para que todos se envolvessem de forma satisfatória no decorrer de todas as atividades propostas.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma predominantemente contínua e diagnóstica, e foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos, destacando o interesse, participação e desempenho no desenvolvimento da atividade.
RESULTADOS OBTIDOS:
Através de metodologias adequadas à realidade percebemos que desenvolveram competências inerentes ao conteúdo trabalhado, possibilitando a construção do saber de forma integrada, onde os objetivos almejados foram satisfatórios e novos saberes foram despertados.
CONCLUSÕES
Diante a mediação do trabalho desenvolvido, percebemos o quanto é importante trabalhar em equipe, pois à interação e o coletivismo nos permite um melhor aprendizado, escolha de estratégias, como também de procedimentos diversificados e dinâmicos com a finalidade de conquistar a participação ativa do aluno. Além disso, aprendemos que em uma aula pode haver um trabalho interdisciplinar com a colaboração de professores de outras disciplinas e até estender esse trabalho a outras séries, havendo uma adaptação ao conteúdo em estudo, de forma a abranger várias áreas do conhecimento. Portanto, é possível dizer que o trabalho ora desenvolvido nos proporcionou enriquecimentos profissionais e pessoais e, tendo em vista que é uma atividade viável no ambiente educacional, tanto para o aprendizado do aluno, como para os professores, é de suma importância incluir no planejamento aulas que venham despertar a interação e a percepção de ajuda recíproca.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Porto, Amélia. Asas para voar: ciências: ensino fundamental/ Amélia Porto, Lízia Ramos, Sheila Goulart. São Paulo: Ática, 2008
Carvalho, José Luiz.Projeto Pitanguá: Ciências.São Paulo Moderna
Vídeo- disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=VCIJUMbW7iE
http://ticslourdes.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário